Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Histórias em quadrinhos

 
Os alunos gostam muito das histórias em quadrinhos. O site da turma da Mônica ou Monica´s Gang é um excelente recurso para o professor de língua inglesa. Acessando o link abaixo você encontrará algumas comic strips que poderão ser trabalhadas em sala.
 http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/welcome.htm

 Ao trabalhar este gênero você poderá ter como objetivos de leitura:

 1. Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler.

2. Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais.

3. Conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos. Estudar os tipos de balões, seqüência de diálogos, temática, etc.

4. Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.

5. Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.

6. Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais.

7. Compreender a história por seu contexto.

8. Ampliar o vocabulário na língua inglesa.

 Algumas sugestões de técnicas de leitura:


 Antes da leitura

1. Conversar com o grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um.

2. Levantar conhecimentos prévios sobre a estrutura e a característica linguística desse gênero textual. (balões, expressão dos personagens, diálogos, onomatopéias...)

3. Escrever na lousa "Mônica's gang" e dizer que iremos ler uma tirinha desses personagens. A idéia nesta etapa é que as crianças consigam relacionar Mônica's Gang à Turma da Mônica.

4. Listar na lousa o nome dos personagens da Turma da Mônica que as crianças conhecem, discutindo suas características e histórias. Ex: O personagem Cebolinha que troca a letra R pelo L.


Durante a leitura

1. Projetar em transparência a tirinha que será lida e entregar uma cópia para cada criança ou dupla.

2. Realizar a leitura. Perguntar o que as crianças entenderam da história.

3. Levantar diferenças em relação às tirinhas em português (nome dos personagens; letra trocada por Cebolinha).

4. Perguntar se não entenderam alguma palavra. Em caso afirmativo tentar fazê-los compreender através do contexto e não traduzindo.


 Depois da leitura

1. Oferecer outras tirinhas da Turma da Mônica.

2. Pedir que escrevam as falas dos persongens de uma outra tirinha e, depois, comparar o texto produzido com o texto original. Discutir as diversas possibilidades, sempre atentando para adequação do texto verbal ao texto não-verbal e à coerência em relação ao que já sabemos sobre os personagens.

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ingles-historia-em-quadrinhos.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário