Programa Líderes Internacionais em Educação
(International Leaders in Education Program – ILEP)
Descrição
do programa:
O Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program –
ILEP) é uma iniciativa do
Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece uma oportunidade para que
professores do ensino médio das mais diversas partes do mundo participem em um
curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos visando:
§ Fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos
participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em
metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação;
§ Criar entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados
Unidos;
§ Desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e
professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo;
§ Contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes
transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem
para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e
novas habilidades com seus colegas e alunos.
Esse programa tem duração de um semestre acadêmico em
uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias
de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no
uso de tecnologias em educação. O programa
nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2014 e
incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para
que os participantes no ILEP possam interagir/praticar seus novos conhecimentos
com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
A
bolsa oferece:
ü Assistência para o visto de intercâmbio (J-1);
ü Orientação pré-partida no Brasil;
ü Passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos;
ü Orientação de boas-vindas em Washington, DC;
ü Custos/taxas para a participação no programa;
ü Hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros
participantes);
ü Seguro-saúde;
ü Ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa;
ü Ajuda de custo para compra de um laptop para a realização das atividades
acadêmicas;
ü Ajuda de custo para compra de livros e outros materiais educacionais;
ü Ajuda de custo para excesso de bagagem;
ü Seminário de encerramento em Washington, D.C.;
ü Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando
apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao
aprendizado adquirido nos Estados Unidos.
Pré-requisitos:
ü Ser professor atuante de inglês do ensino médio na
rede pública;
ü Estar atualmente trabalhando em sala de aula;
ü Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;
ü Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;
ü Demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a
participação no programa ILEP;
ü Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
ü Pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
ü Ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de
proficiência em língua inglesa (500 pontos ou mais no PBT TOEFL; ou 61 no IBT
TOEFL).*
ü Ser cidadão brasileiro;
ü Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de
volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os
demais documentos solicitados.
*Esse comprovante de proficiência em língua inglesa poderá ser
apresentado até o final de maio. Ver
instruções no cronograma do programa.
Processo
seletivo:
Os candidatos interessados em participar no processo
seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria
de Educação do seu estado até o dia 22 de março de 2013. Entrar em contato com a Secretaria de Educação
do seu estado e/ou acessar o site da Secretaria para saber se o seu estado está
participando no programa e, também, para obter informações detalhadas sobre o processo
seletivo no seu estado. Não serão aceitos documentos entregues após essa data.
IMPORTANTE: Não serão aceitas inscrições de candidatos que enviarem o seu material
diretamente para a Embaixada dos EUA, para o CONSED e/ou o IREX, organização
responsável pela implementação do programa nos Estados Unidos. Todos os interessados deverão se inscrever
via Secretaria de Educação do seu estado.
Documentos
necessários para efetivar sua inscrição no programa:
ü Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado
pela sua escola;
ü Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
ü Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
ü Fotografia colorida recente.
Cronograma
do programa:
- Até 21 de março: Divulgação
do programa ILEP nos estados.
- 22 de março: Prazo
para o recebimento do material completo dos candidatos nas Secretarias
Estaduais de Educação.
- 29 de março: Prazo
para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma
seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada.
Os
seguintes estados poderão selecionar até
5 (cinco) candidatos para o processo seletivo nacional:
·
Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso,
Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio
Grande do Sul e São Paulo.
(Caso essas
Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP).
Os seguintes estados
poderão selecionar até 2 (dois)
candidatos para a competição nacional:
·
Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão,
Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina,
Sergipe e Tocantins.
(Caso essas
Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP.)
- 29 de março: Prazo
para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA (via e-mail: ilepbrazil2014@yahoo.com) o material
completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional (serão
considerados para esse processo apenas as inscrições do número acima de
candidatos por estado).
IMPORTANTE: As Secretarias de Educação deverão seguir as
seguintes instruções ao enviar a documentação completa dos seus candidatos:
-
Preparar um e-mail por candidato;
o
Colocar como assunto: ILEP 2014: Nome do candidato – Estado do candidato;
o
Todos os anexos deverão ser enviados em formato PDF e,
de preferência, em um documento só – para evitar que alguma página fique de
fora do pacote.
- 12 de abril: A
Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a
lista dos 25-30 (entre vinte e cinco e trinta) professores selecionados para
seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta
pelo governo americano).
- Até o dia 03
de maio: Os professores selecionados
para essa fase do processo seletivo deverão se inscrever para o exame TOEFL e
fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL).
- 31 de maio: Prazo
para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.
- 6 e 7 de junho: Embaixada
dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores pontuações
em todas as etapas (revisão de todo o material enviado).
- 15 de junho: Embaixada
dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do
Brasil.
- Agosto: O
comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos
internacionais.
- Setembro: IREX,
a organização responsável pela implementação do programa, envia para a
Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados
para o programa.
- Outubro: Selecionados
preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos
EUA.
- Novembro: Orientação
pré-partida e entrevista de visto em Brasília.
- Dezembro: Selecionados
finalizam os preparativos para a viagem.
- Janeiro de 2014: Viagem
para aos EUA.
- Final de maio
De 2014: Retorno dos professores ao
Brasil.
- A partir de
Agosto de 2014: Realização de seminários/palestras para
o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.
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