• Misturar estrofes para colocarem em ordem enquanto ouvem. Mudar a estrofe inteira de posição com outra estrofe.
• Entregar os versos de uma música para um grupo e eles deverão colocar os versos em ordem enquanto ouvem. Nesse caso os versos são recortados. Eles montam como se fosse um quebra-cabeças.
• Misturar os versos para colocarem em ordem enquanto ouvem. Nesse caso coloca-se parênteses diante dos versos.
• Fazer cartões com palavras que estão na música e que não estão. Espalhar pelo chão. Dividir a turma em grupos. Chamar um representante de cada grupo. Tocar a música. O grupo que pegar mais palavras certas ganha.
• Descobrir a música que está tocando ao passar a parte em que fala o nome da música.
• Traduzir a música ou parte dela.
• Partindo da tradução, com vocabulário dado, reescrever a música em inglês.
• Passar algum clipe e trabalhar tanto a letra da música, quanto com as cenas do clipe.
• Dar uma música e pedir para os grupos apresentarem de forma criativa: podem fazer dramatização, dança, ‘cover’, cartazes. Entregar a música em inglês e traduzida em Português.
• Dar uma música que estiver tocando nas rádios e aproveitar os alunos que tocam violão e outros instrumentos para cantar a música ao vivo.
• Completar as lacunas da música primeiro da maneira que eles entenderem, da maneira como são faladas, depois trabalhar a grafia correta dessas palavras.
• Dividir a turma em equipes, distribuir a cada aluno uma tira de papel contendo uma palavra ou expressão que apareça na música. Pedir a todos que fiquem de pé e toque a música. Ao ouvir sua palavra na música o aluno deverá sentar. O grupo que sentar todo primeiro ganha.
• Levar músicas que tenham versão em português e comparar a tradução da original com a versão.
• Selecionar um trecho de uma música. Embaralhar as palavras de sentenças completas. Pedir para o aluno reescrever as sentenças. Passar a música só para conferência ou tocar a música e ir parando de verso em verso trabalhando o ‘listening’, enquanto o aluno fixa a ordem correta das palavras.
• Substituir palavras por figuras e pedir para o aluno procurar no dicionário a palavra correspondente.
• Jogar Bingo. Escolher uma música grande e lenta, e principalmente de boa dicção. Passar no quadro 30 palavras ou expressões que estiverem na letra da música. Entregar uma cartela de bingo de 5 x 5. Pedir ao aluno que complete sua cartela escolhendo uma palavra para cada espaço entre as palavras dadas no quadro. Colocar a música. À medida que a música é tocada o aluno deve marcar a palavra que foi cantada e que estiver na sua cartela. O primeiro que completar a cartela ganha.
• Trabalhar tempos verbais. Selecionar uma música, retirar os verbos e pedir que os alunos completem os espaços com o passado do verbo dado.
• Repartir pedaços da música, colar pelas paredes da sala e dividir a sala em dois grupos. Ir tocando a música frase por frase. Cada vez que parar os alunos deverão pegar a frase correta e levar até o quadro.
• Repartir a música em frases. Dar uma frase pra cada aluno e à medida que a música toca, o aluno que está com aquele pedaço levanta e cola a frase no quadro.
• Corrigir palavras escritas erradas na música. Escrever uma palavra errada em cada verso de uma estrofe, por exemplo. Ao tocar a música o aluno deverá escrever corretamente a palavra.
• Pôr uma palavra a mais no verso ou em vários versos e pedir para o aluno riscar a palavra que não foi cantada.
• Escrever uma frase sem espaços entre as palavras e pedir para os alunos reescreverem a frase separando as palavras.
• Retirar frases das músicas e escrevê-las em tiras de papel. Cortar em 3 partes e as distribuir aleatoriamente aos alunos. Tocar a música. Cada aluno terá que procurar os outros dois para formar a música.
• Procurar na letra da música frases no imperativo. (ou outro assunto específico)
• Explorar a letra da música usando técnicas de leitura (prediction, skimming, scanning, cognates, typography...)
Sugestão abaixo retirada do site: http://www.englishexperts.com.br/2012/12/17/jogo-do-verdadeiro-ou-falso-com-a-musica-pride-do-u2/
Jogo do Verdadeiro ou Falso com a Música: Pride do U2 por Diego Cassiolato - 17/12/2012.
A música escolhida para a atividade é da banda U2 e se chama “Pride (In The Name Of Love)”. Esse é um dos grandes clássicos da carreira do U2, que teve seu lançamento no ano de 1984, e é uma homenagem ao pastor e ativista político norte-americano Martin Luther King, que foi assassinado em 1968.
O exercício é muito simples: você deverá ouvir a música acompanhando com a letra e deverá prestar atenção em cada um dos versos. Na frente de cada verso há um espaço destinado para que você preencha com “V” (Verdadeiro) ou “F” (Falso). Por exemplo: se ao ouvir o primeiro verso você notar que na letra ele está correto, você deverá preencher este verso com um “V”. Se ao ouvir o segundo verso você notar que na letra ele está incorreto, você deverá preencher este verso com um “F” e escrever na frente o verso corretamente.
Pride (In The Name Of Love)
U2
One man come in the name of love (___) – ___________
One man come and go (___) - ___________
One man come here to terrify (___) - ___________
One man to overthrow (___) - ___________
In the name of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
In the name of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
One man caught on a barbed wire fence (___) – ___________
One man here sleep (___) – ___________
One man washed up on an empty bleed (___) – ___________
One man betrayed with a kiss (___) – ___________
In the name of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
In the name of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
Early morning, April door (___) – ___________
Shot rings out in the Memphis sky (___) – ___________
Free at last, they look your knife (___) – ___________
They could not face your pride (___) – ___________
In the name of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
In the name of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
In the game of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
In the game of love (___) – ___________
What more in the name of love (___) – ___________
Muito bem, agora é com você! O vídeo e a letra da música estão acima. Não se esqueça de dizer se gostou desse tipo de atividade nos comentários: http://www.englishexperts.com.br/2012/12/17/jogo-do-verdadeiro-ou-falso-com-a-musica-pride-do-u2/
abraços,
Nenhum comentário:
Postar um comentário